21/10/2013

Sobre: Cruelty Free


Já tem um tempo que desejo fazer este post para o blog, mas confesso que os acontecimentos dos últimos dias vieram bem a calhar. O termo Cruelty Free (Livre de Crueldade) foi criado para classificar marcas, empresas e produtos que não realizam testes em animais. Muitas pessoas restringem o consumo apenas para as marcas que fazem parte deste grupo, no meu caso faz alguns anos que tenho levado isto mais a sério. Provavelmente a maioria das leitoras do blog não devem ter percebido, mas 'procuro' não incentivar o consumo de marcas que realizam os testes.

Sonhar com um mundo onde os animais não serão mais usados em testes pode ser um tanto utópico, pois muitos cientistas, especialmente os da Indústria Farmacêutica, dizem que esta "suposição" não seria aplicável. Mas ao contrário da Indústria Farmacêutica, não existe a mínima desculpa para a Indústria de Cosméticos continuar a realização de tais testes.

Há cerca de 2 anos muitas empresas consideradas Cruelty Free mudaram de lado, isto porque o governo da China não permite a importação e comercialização de produtos livres de crueldade, e sendo assim algumas marcas optaram por se enquadrar nesta Lei, como forma de satisfazer o mercado chines. Mas nem tudo esta perdido, existe sim uma infinidade de marcas que ainda são consideradas Cruelty Free, e caso você tenha curiosidade em descobrir quais são estas marcas sugiro que verifique as listas da PETA e da PEA (a PETA também fornece uma lista das marcas que realizam os testes).

Induzir vocês a pararem o consumo de marcas que não são livres de crueldade me parece um pouco invasivo, afinal de contas cada um tem a sua própria consciência e liberdade de escolha, mas você pode fazer a sua parte se assim desejar. Como assim? Comece cobrando das empresas para que deixem de realizar os testes, e procure marcas e produtos alternativos para os que não são livre de crueldade. "Pequenos" atos como estes já fazem uma diferença significativa.

A minha intenção com este post não é polemizar, muito menos ofender alguém, o intuito é realmente abrir um espaço de reflexão pessoal. Espero que tenham gostado. Beijos :*

20 comentários:

  1. Acho muito importante essa iniciativa dessas empresas q não testam em animais! As minhas marcas de maquiagem favoritas são cruelty free que são a Lime Crime e Sugarrpill ^^ beijos!

    Blog Milla's World | Facebook | Youtube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Camila, gostaria muito de testar essas marcas, sou louca para ter alguns batons da Lime Crime. Beijos

      Excluir
  2. Adorei o post, achei super legal vc tomar essa iniciativa de falar sobre, afinal não vi blogueiras falando ainda, se todas "abandonasse" o uso desses produtos talvez eles mudariam sim, pois seria uma grande perdas pra eles , não é? mas vai de pessoa, tem gnt que não pensa assim, outros não estão nem ai pra isso, triste realidade.
    seguindo seu blog lindona
    bjs
    http://ingridegoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Ingride, a gente tem que fazer a nossa parte. Penso como você, acho que seria um modo de pressionar as empresas que realizam os testes sim! Beijos

      Excluir
  3. Concordo com você, devemos sempre optar por marcas que não testam produtos em animais. É uma crueldade sem tamanho, eles são inocentes, não têm quem interfira nisso por eles e então temos sim, como uma espécie provida de sentimentos, lógica e razão defendê-los.
    Beijinhos,
    Like a Skyscraper
    Me siga nas redes sociais para saber tudo que rola no LS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ual Rafa! Mandou bem no recado, acredito em tudo que você falou, cabe realmente aos humanos interceder em defesa dos animais. Beijos linda

      Excluir
  4. Super legal esta iniciativa, eu nunca parei para pensar se os produtos que eu consumo são cruelty free, mas agora eu vou optar por utilizar marcas que não testam produtos em animais.


    Beijão!

    Piece of My Heart

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bella, é legal começar realmente a se ligar nisso, cobrar alguém a parar de comprar marcas que testam é realmente complicado, mas vale mostrar outras alternativas. Beijos

      Excluir
  5. Parabéns pelo post Re, é bom sempre conscientizar as pessoas quanto a este assunto.

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito do post Renata vou confessar que eu não pesquiso isso hoje mesmo uma leitora me falou no post do batom da avon que a marca testa em animais, acho que o batom vai ficar sendo minha última compra da marca também. Sei que é dificil no começo mas vou pesquisar mais antes de comprar.

    Beijos

    Aline
    http://comprasdemulheres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Aline, é uma pena que a AVON esteja na lista das marcas que testam, espero que ela e todas as outras saiam em breve. Beijos

      Excluir
  7. Achei muito legal vc falar sobre isso , parabéns !
    É muito bom sabermos mais sobre o que acontece em relação a esse assunto !
    Um beijo
    http://cheiadecapricho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Concordo com você, eu não observo essas coisas na hora de comprar mas acho muito errado.
    O grande problema é que algumas pessoas defendem essa causa pensando nos pobre cachorros, gatinhos, coelhinhos que estão sendo feito testes e não ligam quando se tratam de ratos e animais do tipo. E também tem o ponto de que as empresas que não fazem o teste, se baseiam nas pesquisas de quem algum dia já fez! É CLARO. então na minha opinião ela não é melhor.

    bjs Belo post! www.butecoparagarotas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Aline, embora nós tenhamos por costume o hábito de valorizar mais algumas espécies que outras, todas são vidas e devemos respeitar do mesmo modo. Sobre a questão das empresas se basearem em testes previamente realizados, realmente devem haver várias, mas pelo que sei muitas outras não realizam mesmo, como é o caso de muitas empresas na Europa. Ainda assim eu acredito na evolução, e espero que os erros não se perpetuem. Beijos

      Excluir
  9. Cabe a cada um ter o bom senso de usar ou não um produto que vc sabe que foi testado em animais. Tb preparei um post pra ir ao ar essa semana sobre isso.
    Boa semana!
    Big Beijos
    Lulu
    http://luluonthesky.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lulu, pois é, como eu disse no post a minha intenção não é necessariamente pedir que as pessoas mudem, ainda mais por "modinhas", mas que elas reflitam e se possível encontrem outras alternativas. Beijos

      Excluir
  10. PARABÉÉÉÉNS!!MAIS UMA NA LUTA!AH SE TODAS AS BLOGUEIRAS FOSSEM COMO VC!!!!

    ResponderExcluir
  11. Muito legal seu post!! Faz alguns meses que mudei meu consumo de cosméticos, agora só uso produtos cruelty free e passei a divulgar no meu blog essa mudança também. A gente simplesmente vai a loja e compra, mas não para pra pensar quantos animais sofreram só por nossa vaidade. Depois que tomei consciência disso luto pra que outras pessoas também se atentem a esse fato!
    Parabéns pelo post!!! Um beijão!!
    www.makeupanytime.com

    ResponderExcluir

Todos comentários serão submetidos a aprovação. Esta medida foi tomada para diminuir o número de "comentários spans".

Serão aceitos comentários com links, convites para conhecer redes sociais e participação de sorteios, mas pelo menos tenha a educação de fazer um comentário pertinente sobre este post.

Obrigada pelo comentário, ele é muito importante para mim.
Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...