26/09/2014

Casamento: Pontos Decisórios | O Início de Tudo


Fiquei noiva em maio deste ano, e deste então 'casamento' se tornou um tema frequente na minha rotina. Por isso pensei em criar uma nova série de posts relacionados ao assunto aqui no blog, e assim gerar uma oportunidade de abordarmos outros conteúdos.

Muitas mulheres já devem ter parado para pensar em casamento, se gostariam ou não de casar, e se fariam ou não uma festa de casamento. Foi considerando essas dúvidas que tive a ideia para o primeiro post da nossa nova série. Começaremos com os três pontos que podem ser decisórios para um casamento, visto que eles podem ajudar as noivinhas que estão no dilema de 'se vale ou não a pena arcar com uma festa de casamento', e as que ainda estão perdidas sem saber como começar a planejar o seu casamento.


1º Qual é o seu sonho?
O sonho será o guia para o seu casamento, afinal toda noiva vai querer realizar o seu casamento do modo (ou próximo) que sempre imaginou. Claro que na maioria dos casos é preciso colocar os pés no chão e não ultrapassar os limites das suas condições financeiras, mas é possível criar um equilíbrio, fazer algo de bom gosto e que esteja dentro do seu orçamento. O sonho te ajudará a definir como e onde será o seu casamento, qual será o horário, o estilo, as cores, e etc. O sonho (ou a ausência dele) pode até mesmo determinar se você prefere não se casar (com ou sem festa).


2º Orçamento X Lista de Convidados
Duas coisas que caminham juntas caso você pretenda realizar uma festa de casamento, pois (normalmente) quanto maior o número de convidados para um casamento, maior será o custo final dele. Indico que você faça a sua lista de convidados, e com base em seus conhecimentos sobre valores de festas (utilize orçamentos de familiares e amigos), calcule e analise se vocês (noivos e familiares que poderão arcar ou ajudar com os custos do casamento) terão condições de cobrir essa despesa. É claro que ainda podem haver alguns ajustes, como tentar enxugar um pouco mais a lista ou fazer algo mais simples e bem charmoso (ex. ao invés de um jantar, oferecer uma recepção estilo “Bolo e Champanhe”). Lembrem-se também dos custos com o casamento civil, com a igreja (se for o caso) e com o celebrante.

P.S. Para um orçamento mais detalhado pesquise os valores médios de cada fornecedor (não conte apenas com a papelada e a festa em si, mas com vestido, “dia da noiva”, trajes de damas e pajens, entre outros), não precisa ser o valor exato, mas algo aproximado.


3º Quanto tempo vocês dispõem?
Tendo o plano de casar de modo convencional (religioso e festa) ou não, é necessário que você disponha de algum tempo para cuidar dos preparativos, pois até mesmo o casamento civil requer tempo e pendências para sua realização. Se for um casamento religioso e com festa é preciso um tempo ainda maior, afinal são vários detalhes para dar conta, e as coisas não se resolvem de uma hora para outra. Além disso, não devemos nos esquecer do lar do casal e da montagem do enxoval, já que os noivos “mortais” normalmente precisam de tempo (e economia) para isso. O tempo entre noivado e casamento pode determinar muitas coisas, especialmente se você terá condições de planejar o casamento do modo como gostaria. Escolha de igreja e celebrante (se for o caso), reserva de Buffet, Dia da Noiva, ou seja, tudo que requer disponibilidade de data e horário, precisam de um bom tempo de antecedência para que sejam todos fechados/contratados.

Estes pontos devem ser avaliados com muita atenção, afinal os preparativos de um casamento exigem sempre muita paciência e disposição dos envolvidos, sem falar na parte financeira.

Temos então o primeiro post da nossa série sobre casamentos, espero que a novidade tenha agradado e ajudado vocês. Logo voltaremos com mais um post da série, os primeiros passos para a realização de um casamento. Beijos.

2 comentários:

  1. Aê Rê, amei a nova série, e que ajude a muitas noivinhas e a você também! Desde já, felicidades!!!!

    www.segredosfashion.com

    ResponderExcluir
  2. Amei esse post! Tive muitas dúvidas entre fazer ou não uma festa, o importante é mesmo medir o tamanho do seu sonho e o tamanho da conta bancária para ir adequando...
    Já estou ansiosa pelos próximos posts.
    beijinhos

    www.oolhaisso.com

    ResponderExcluir

Todos comentários serão submetidos a aprovação. Esta medida foi tomada para diminuir o número de "comentários spans".

Serão aceitos comentários com links, convites para conhecer redes sociais e participação de sorteios, mas pelo menos tenha a educação de fazer um comentário pertinente sobre este post.

Obrigada pelo comentário, ele é muito importante para mim.
Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...